De quem é a culpa?

Estava regressando a minha residência ontem à noite (31/07) quando verifiquei uma movimentação um pouco anormal. Haviam várias pessoas na rua, inclusive minha mãe que me informou o que acabara de ocorrer. Quatro pessoas, supostamente policiais militares à paisana, desceram de um Citroen e atiram na direção da quadra de futebol da comunidade da Cotia, próximo de minha casa, e depois foram embora. Não sei ao certo o motivo dos tiros, mas duas pessoas foram atingidas. Fiquei uns 15 minutos tentando saber quem seriam, pois conheço muitas pessoas que moram lá. Até que fiquei sabendo quem era um deles. William Barbosa, meu amigo de infância. Ele chegou morto ao hospital do Andaraí com um tiro na barriga. Fiquei transtornado. Como pode uma pessoa boa, trabalhadora, sem o menor envolvimento com o tráfico, ser assassinada em um ato tão inconseqüente como esse.
Com a chegada desta informação as comunidades em volta se mobilizaram. Revoltados, fizeram o que todos devem ter visto pela televisão e jornais: Destruíram ônibus, carros, além de tudo o que se costuma fazer quando acontecem fatos deste tipo.
Não concordo com esses atos de vandalismo, lógico, mas prefiro não entrar nesta questão. Seria hipocrisia da minha parte nesse momento em que o emocional fala mais alto. O fato é, que mais uma vida se foi e com ela o sonho de dar uma vida de qualidade ao filho que mal tem de um ano idade. Mais uma vida que foi interrompida estupidamente. Ele encarava as dificuldades de todo jovem pobre e sonhador. Estava muito feliz, tinha comemorado o aniversário de um ano do seu filho(foto). Trabalhava como assistente administrativo e ganhava apenas o suficiente para pagar alguns créditos da faculdade, quando não a trancava, como fez várias vezes por não ter dinheiro para pagar. Gostava de contar estórias, rir. Pela manhã quando iamos trabalhar gostava muito que brincar com os amigos no ônibus - ele conhecia a maioria dos passageiros, inclusive o motorista e o cobrador. Quando não fazia isto, gostava de ouvir a Rádio Globo logo cedo, na condução mesmo. Dizia que queria ficar informado. Gostava de samba assim com eu, aliás, quantas vezes acompanhamos a escola de samba do bairro, a Lins Imperial, na bateria claro, fazendo a galera sambar. Lembro-me das festas Juninas. Ele com a sua alegria, comandava a quadrilha junto com uma amiga sempre vestidos de noivos. Fatidicamente estas festas foram realizadas na mesma quadra onde anos mais tarde, sua vida seria tirada
Enfim, um amigo se foi. Mais um! Fico na esperança que os verdadeiros culpados sejam presos e punidos, embora acho muito difícil que isso aconteça. Que reflitamos mais sobre todas essas coisas que acontecem na nossa cidade.
Peço a comunidade muita calma, muita calma mesmo! A Deus peço que olhai por todos Nós e ao William, sei lá ... o que dizer ... que continue sempre sorrindo, onde quer que esteja!

Aos que não estão ciente, segue link da matéria no Globo On Line: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/08/02/297075041.asp

13 comentários:

Unknown disse...

Venho aqui reafirmar o que o Rodrigo já disse, e acrescentar, quantas vidas a mais serão tiradas para que nossos "Governantes" tomem atidudes para o fim dessa novela chegue de uma vez? Vou preferir guardar a imagem do Wiliam vivo, cheio de vida, alegre, brincalhão, sonhador, etc, do que guardar a imagem dele dentro daquele caichão, posso ficar o dia todo dando qualidades a ele, mas para dizer a verdade desconheço que tivesse algum tipo de defeito.
Por hora, tudo o que tenho a dizer é isso.
Vanusa Alves
Estudante Universitária

Unknown disse...

Willian, era meu amigo de infância tb. Estudei com ele na Gama filho, fiz Camp com ele e fui encontra-lo na Faculdade. Ele me dava um beijo e um abraço toda vez que encontrava nos corredores da Fabes. Uma de nossas ultimas conversas ele me relatou que estava a espera de uma promoção na Personale (consultoria de RH)empresa que ele trabalhava atualmente. Ele já foi funcionário da Claro, Contax etc.
Na ultima festa dos calouros só deu nosso grupo, temos várias fotografias juntos, dançando, fazendo caretas e abraçados. Como nossa faculdade se localiza na Pça XI, local perigoso, ele levava as meninas ao ponto até que elas entrassem no ônibus. Se eu tiver que escrever sobre ele, faço vários livros. Mais..... uma coisa é certa, perdemos um amigo, um filho, um irmão, enfim, perdemos um ser humano fantástico.
Quando cheguei ontem ao velório, olhei para o caixão e me perguntei ué! ele não vai levantar? sei lá! é estranho mais... vou lembrar sempre dele, com alegria e sempre disposto a ajudar as pessoas. Adorado em todos os cantos.
Vai com Deus amigo, descança em paz e olhe pelo Rio de Janeiro.
Espero que este caso, possa ser analisado pelas autorizades competentes.

Anônimo disse...

Bem nem tenho muito o que dizer, faço minhas as palavras do Rodrigo, Vanusa e Vanessa e todos que como nós nem intendemos direito o que aconteceu.
Um cara alegre, de bem com a vida, como pode acontecer? Bem podia ter acontecido comigo com qualquer um, mas até quando? Não sou a favor de violencia, quebra-quebra, mas temos que fazer algo sim!!
Não é quebrando onibus tacando fogo em carros que mudaremos o que esta ae...temos que aprender a votar, para que aos poucos(nem tem com o mudar de uma vez)irmos tirando esse bando de ladrão que ae esta vestidos de ternos, comendo caviar e arrotando arrogancia!!!
William descance em paz meu amigo!!!

Cris Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris Cunha disse...

Não podemos deixar que esse tipo de coisa se torne normal em nossa cidade. Temos que expor nossas críticas e fazer com que as outras pessoas tomem conhecimento do verdadeiro motivo de alguns vandalismos. Não estou defendendo a violência. Só sei que desse jeito não iremos muito longe. Depende de cada um melhorar nosso Brasil. O pouco de cada pessoa se transforma no muito coletivo. o problema é que como não vemos a melhora de forma rápida acabamos por não persistir em busca da melhoria como um todo.

Adorei seu texto. Além de bem escrito é uma excelente mensagem para todos.

Bjos,

Cris Cunha

Igor Marreiro disse...

A solução é que temos que nos mexer, parar de esperar algum milagre das autoridades, estamos cansados de tanta impunidade, tanta gente inocente pagando o preço caro da injustiça!
Tamanha vergonha o que temos que vivenciar!
Nossas palavras têm que serem lidass...JUSTIÇA JÁ!


força ae Kiko!

Unknown disse...

Eu fico muito triste e me dá até depressão em ler certas manchetes de jornais. É tanta violência, gente morrendo injustamente, balas perdidas, etc.
Como deve estar a família desse menino!
Quando eu soube da notícia, nem acreditei. Apesar de não me lembrar da fisionomia dele, ele estuda aqui na FABES, está até cadastrado na biblioteca.
E o pior de tudo, é que justiça quase não existe nesse país.
Que Deus te guarde, Wiliam.

Unknown disse...

crueldade que fizerom com meu cunhado,joven com um futuro brilhante pela frente,e um filho de 1 ano e1 mes de idade queremos justisa

Unknown disse...

Socorrooooooooooooooooooooooooooooo
Precisamos de JUSTIÇA!


A unica coisa que tenho mesmo para relatar são as boas lembranças.
Saiba vc Dudu, que Deus me fez ir até a Personale na terça-feira 31/07, eu não entendi, mas tudo bem!

O prédio que eu trabalho pegou fogo e fomos liberados, antes passei na Personale para fazer uma visita, já havia algumas semanas
que não via o Dudu, ao ir embora da Personale, sai do elevador ele, com sorrindo de braços abertos diznedo Dressaaaa!
Contagiava todos com suas brincadeiras, danças, cantando qualquer musica...caraca imitava até o chefe dele, as gargalhadas sensacionais...PQP ERA UM CARA HILÁRIO! UNICO! NÃO TEM IGUAL!
SAUDADE AMIGOOOOOOO MUITA SAUDADE!



Andressa Vasco

Unknown disse...

Ups o q escrever em relação a está pessoa MARAVILHOSA qualquer coisa q eu venha a falar irei ser repetitiva pois já foram ditas...
Estudamos no Macedo Soares tmb.
As enfim tmb guardarei uma imagem em minha mente e no meu coração de uma linda pessoa em todos os sentidos fui covarde pois ñ tive coragem de velo imóvel para sempre! Era d+ pra mim...
É do tipo de pessoa que poucas parecidas pq igual á ele tá difícil!
Lembrança boa:Á alguns anos atrás fui a uma rodízio de pizza no Planalto da Freguesia onde estavamos comemorando o niver da Ana Paula irmã dele, depois de muitas e muitas fatias consumidas ninguém consegui + comer então fpoi aí q o "nosso eterno amigo" começou a agir... Pegou a bolsa de alguém q ñ me recordo quem era e começou a colocar as fatias sem que ninguém percebe-se só estavamos q ele estava comendo muito rápido, então ao sairmos de lá a pessoa pegou a bolsa de volta e percebeu q estava muito quente + isso já estavamos no carro onde gargalhamos da situação e ele falou "é pra gente tomar café amanhã"

Bendito Cacto disse...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Meu amigo William,

Sei q ñ é tarde para dizer o quanto era muito especial, com seu jeito sempre alegre e otimista de ver a vida.

Um exemplo de maturidade e de esperança, pq acreditava que o amanhã seria bem melhor.

Nunca te vi brigando, com raiva de alguém ou alguém reclamando de você. Com vc não tinha tempo ruim. Sempre de bem com a vida, vc era aquele que estava sempre disposto a levantar a auto-estima de qq um. Seu brilho era tão forte que conseguia arrancar sorrisos de qualquer pessoa e em qq momento.

Uma pessoa espetacular que só queria um futuro melhor pra toda a família. Se esforçava pra dar o melhor pro seu filho.

Tava até parando de sair, tava "careta" levando a sério a vida de casado rsrsrs. A paternidade havia subido à sua cabeça e tudo na sua vida girava em torno do seu filho "Johny gui babão" rsrs que com certeza foi a coisa mais linda que vc já fez.

Infelizmente a vida nos pregou uma peça e nos levou essa estrela que
brilhava aqui na Terra pra espalhar sua graça e brilho no céu.

Ficaremos todos muito tristes por perder vc, amigo, mas contentes pelos anjos que terão sua presença alegrando o céu e por saber q teremos mais um anjo nos protegendo.

Mas ainda não dá pra acreditar q nunca mais vou ver meu amigo, q nunca mais vou ver seu sorriso pelo corredor da Fabes, q nunca mais vou dançar com você como na última festa, ou q não mais receberei aqueles beijos na testa sempre q nos víamos. Sentirei falta das suas histórias engraçadas.

Sentiremos muito a sua falta pq vc nunca passou despercebido na vida de ninguém; ao contrário, era um homem muito marcante que deixará muitas saudades no coração de toda família e de todos os seus amigos.

AMIGO, vai em paz e descanse sua alma no colo do Sr. Jesus Cristo e
sempre olhe por nós, seus amigos e familiares.

AMAMOS VOCÊ. SEI QUE FALO EM MEU NOME E EM NOME DE TODOS OS SEUS
AMIGOS

UM GRANDE BEIJO DA ANINHA... FICA COM DEUS.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Gabi Sharp disse...

Kiko,
Com certeza é um absurdo toda essa violência passar a fazer parte da nossa rotina...do nosso café da manhã...
Precisamos nos conscientizar de q somente juntando a vontade de cada um de nós de vivermos em paz, é q esse sonho se tornará realidade...cada um fazendo o seu próprio pedaço de paz...

Força e bjo grande querido

Anônimo disse...

willian é e foi uma pessoa muito importate na minha vida sei que nuca vou esquecer ele pois ele foi a razao da minha vida , eu todos os momentos que eu vivi com ele foram todos eles bons ,hoje so me resta chorar pois eu ñ me conformo com o q aconteceu ,hoje vivi chorano por q ele me deixou pra sempre mais eu tenho a certeza que um dia vou encotrar com ele amei e vou amar ate o fim da minha vida ,isso niguem vai tirar de mimm ,