Fantástico: Mudança radical
Agora o que mais me chamou a atenção, foi uma matéria feita pelo jornalista Vinícius Donola, na qual um pastor divulgou imagens do resgate de pessoas que estavam a beira da morte por traficantes em comunidades carentes do Rio. Ele era avisado por populares, que determinada pessoa estava sendo torturada, muitas vezes por terem tido cometidos pequenos delitos, e através do seu poder de convencimento, intercedia junto aos bandidos para que não matassem suas vítimas. Apesar das fortes cenas em que era possível ver pessoas ensanguentadas e enroladas em fitas crepe, gostaria de focar tão somente na analise do programa em sí. Não quero ignorar esses assuntos sobre violência, mas já falei muito aqui no blog sobre isso.
Voltando ao assunto, o que realmente me causou estranheza, é que o Pastor petertencia a Igreja Assembléia de Deus, e por incrível que pareça, confesso que nunca vi uma matéria deste tipo nesta emissora, já que se tratava de evangélicos. Fiquei com a sensação de que a direção da Globo deve ter dado uma ordem para a chefia de redação, dizendo o seguinte: O pessoal da Record estão com matérias nos condenando. Faz uma matéria para fazer uma média com os evengélicos que nos assistem para ver se eles param de encher o saco. Só pode ser isso! A causa se deve, pelas matérias publicadas no Jornal Extra mês passado e principalmente de uma personagem na novela Duas Caras, cuja atriz interpreta uma evengélica bem fanática, que gesticulava e usava uma linguagem bem peculiar aos membros evengélicos.
O fato, é que pelo visto não foi só a troca da antipatia da Gloria Maria, pela Simpatia da Patricia Poeta. Foi a troca de um jornalismo repetitivo e estagnado, pelo jornalismo dinâmico, ainda que haja interesses "ocultos" por trás dessas boa matérias.