Design, então, é estratégia de marca? Perguntinha, hein?
Dúvida existencial cuja resposta vale não só bons e novos negócios no mercado atual como toda a modernidade e o futuro do setor. Começando pelo começo. A definição é de Beto Almeida, da Interbrand: “O design, apesar de ser também um espelho do nosso tempo, de nossa cultura e por isso andar em uma via paralela a outras formas de arte, é primordialmente um negócio; portanto, nasce a partir de uma estratégia”. Opa, foi bem.Seragini dá uma pequena aula sobre o tema: “Fundamentalmente, o design é parte integrante da estratégia da marca. A marca, qualquer que seja, tem sempre três dimensões: CONCEITO, isto é, sua idéia inspiradora/essência e posicionamento; EXPRESSÕES, ou seja, nome, identidade visual, idéia e slogan publicitário, ambientes e experiências; e ESTRATÉGIA, que inclui a arquitetura e o portfólio da marca e suas extensões. Nesse contexto, design é a mais necessária das ferramentas para que uma marca possa existir”.Newton Gama, do premiadíssimo (internacionalmente, inclusive) Gad Design, coloca exemplos práticos: “O design é elemento básico e fundamental na estratégia da marca. Hoje, temos exemplos como os da Apple e da Nike, que construíram sua identidade no mundo todo focadas em design de produto e comunicação. É impossível imaginar que alguma empresa atualmente possa dispensar essas disciplinas”.Manoel Müller contribui: “Estratégia de marca é um dos maiores desafios na gestão das empresas modernas e por isso são muitos os especialistas de diferentes áreas que contribuem para entendê-la, criá-la e desenvolvê-la. Nesse contexto, a contribuição do design é substancial, pois cabe a ele tornar concreto e real os valores subjetivos e imaginários da marca”.Rico Lins ajuda nas definições e dá uma cutucada na propaganda: “A visão de marca e a estratégia de design estão muito mais alinhadas ao branding do que a publicidade. Bom design, seja ele gráfico, de produto, eletrônico, de ambiente etc, é fundamental na estratégia de marca”.Patrícia Cataldi pega o gancho e manda: “Design é parte totalmente integrante da estratégia de marca, pois é o maior responsável por sua imagem. A propaganda é uma ação pontual, o bom design perdura décadas”.O design brasileiro, assim, evolui e arranca aplausos: de empresas, festivais e júris, internacionalmente. Mas talvez ainda seja cedo para dizer que os passos definitivos para um casamento sem volta com o branding já tenham sido dados.O namoro está firme. Todos torcendo para virar compromisso sério, de aliança, véu e grinalda.
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